quarta-feira, 24 de maio de 2017

V Congresso Arquidiocesano da Divina Misericórdia

O V Congresso Arquidiocesano da Divina Misericórdia, diferente das outras edições, este ano aconteceu num só dia, 20 de maio no Santuário Arquidiocesano da Divina Misericórdia no Rio de Janeiro. Inspirado pelo Ano Mariano o tema deste ano, foi “Nossa Senhora Mãe de Misericórdia” tendo como lema “Sua misericórdia se estende de geração em geração, sobre os que o temem”.  Lc 1,50


Com 250 inscritos entre leigos  de vários bairros e cidades vizinhas,   religiosos e com a presença do pe. Laureandro da Silva que veio com um grupo de 15 pessoas da cidade de Juiz de Fora/MG, religiosas de algumas congregações: Carmelitas Descalças Servas dos Pobres, Missionárias da Caridade, do Movimento Contemplativo Charles de Foucauld, e as Irmãs da Congregação de Nossa Senhora da Misericórdia.


A primeira palestra feita por pe. Daniel Luz Rocchetti SAC- (doutor em Missiologia)“Por fim, o meu Imaculado Coração triunfará”: Reflexões sobre a mensagem de Fátima no centenário das aparições.  Nossa Senhora pergunta aos pastores: “Quereis oferecer-vos a Deus para suportar todos os sofrimentos que Ele quiser enviar-vos, em ato de reparação pelos pecados com que Ele é ofendido e de súplica pela conversão dos pecadores?” E ensina que só através da Oração, da Penitência e o Sacrifício.


Dom Orani Tempesta, em sua homilia, disse-nos que foi a intercessão de Nossa Senhora que permitiu o Ano da Misericórdia. Ela é o primeiro “Templo da Misericórdia”. Que devemos nos deixar conduzir pelas mãos da Mãe, que nos leva ao encontro de Jesus.
Os testemunhos das graças na vida de Marília Lopes, e a conversão de Alexandre Finotelli, mostram que Nossa Senhora, é uma mãe atenta as necessidades dos seus filhos.

O Diácono Melquisedec Ferreira abriu a tarde, com a palestra sobre Nossa Senhora Aparecida. (em sua paróquia S. Rafael Arcanjo, ele reúne 2000 homens semanalmente para rezar o terço mariano). Lembrou que os portugueses chegaram aqui com uma cruz no navio, e que o país começou com a celebração de uma Santa Missa. Após sua palestra, rezou o Terço de Nossa Senhora pela atual situação do Brasil.
Rezamos o Terço da Misericórdia,e em seguida,  ouvimos a Irmã Solange Diniz, da Congregação de N.S. da Misericórdia, (a mesma a que pertenceu Sta. Faustina Kowalska) - Maria é antes de tudo aquela que trouxe ao mundo o filho de Deus e, desta forma, participa da obra salvífica de Cristo. Ela é a mãe da misericórdia encarnada;  -Maria tornou-se a Mãe da Misericórdia do modo mais pleno possível: aos pés da Cruz;

- Maria é o modelo mais perfeito, mas não somente o modelo, como também, o nosso porto seguro. Nela devemos buscar proteção;
- Santa Faustina não tinha medo de compartilhar com Maria os seus momentos difíceis. Ela tinha toda a confiança e uma intimidade muito grande com a Mãe Santíssima.

- E assim como falou para Sta Faustina, ela fala para nós até hoje: “Nada receies, sê fiel até o fim. Eu me compadeço de ti”.  Diário 635
 Depois contou-nos de sua experiência ao longo destes 20 anos, vivendo, rezando e trabalhando nos mesmos lugares em que Sta, Faustina, rezou, trabalhou, fez suas refeições.

O Congresso terminou com o teatro musical: “Cantarei as Misericórdias do Senhor” com a Cia. de Artes, Luz do Mundo da Maíra Jaber.
Sem a colaboração de muitos paroquianos e anônimos, este evento não sairia. Que Deus abençoe a todos!

                                                                          Marita Veiga

Nenhum comentário: